23 de abril de 2011

Departamento de homicídios é inaugurado na Bahia.


   Visando reduzir o número de homicídios e aumentar a elucidação de crimes na Bahia, o Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (20/04/11), em Salvador, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil. A criação dessa estrutura faz parte do programa Pacto pela Vida, desenvolvido pelo governo baiano.
O prédio localizado na Rua das Hortências, nº 247, Edifício Doutor Antônio Silvany, bairro da Pituba, abrigará seis dessas delegacias, um efetivo de 120 policiais, além de 110 profissionais das equipes do Serviço de Investigação de Local de Crime (SILC), que trabalharão em escalas de turnos extras. No total, serão criadas 11 delegacias especializadas, sendo cinco no interior do estado.
O DHPP terá, entre suas atribuições, a missão de investigar os casos de forma mais eficiente, retirar de circulação os responsáveis pelos crimes e remeter à Justiça inquéritos policiais consistentes, com provas que facilitem a condenação de criminosos, além de identificar as áreas onde ocorre a maioria dos homicídios. Presente ao evento, o governador Jaques Wagner disse que ”o Departamento é importante para a elucidação dos crimes com mais rapidez e mostra a preocupação do Estado com essa missão”. Participaram também da inauguração o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, o comandante da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, o diretor do novo departamento, delegado Arthur Gallas, entre outras autoridades. No primeiro trimestre desse ano, houve uma redução de 16,2% no índice de homicídios na Bahia.
  Inicialmente, a estrutura do DHPP contará com três delegacias e um efetivo do quadro fixo da Polícia Civil, além dos profissionais do SILC. Esse pessoal atuará subdividido em três grandes áreas de Salvador, obedecendo as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs): Atlântico, Baía de Todos os Santos e Central, regiões que já possuem comandos da Polícia Militar. Com isso, cada uma destas delegacias de homicídios vai trabalhar em conjunto com o efetivo da Polícia Militar responsável pela região.
As outras três delegacias da sede do DHPP estão previstas para entrar em operação no segundo semestre de 2011. Uma será responsável pela Região Metropolitana de Salvador (RMS) e outras duas pelas investigações de Homicídios Múltiplos, para casos que envolvam chacina e extermínio, e de Proteção à Pessoa, cuja atribuição é cuidar dos casos envolvendo pessoas desaparecidas e proteção a testemunhas. Já as delegacias no interior serão responsáveis por cinco grandes regiões do estado: região Norte, em Juazeiro; região Sul, em Itabuna; região Leste, em Feira de Santana; região Oeste, em Barreiras; e região Sudoeste, em Vitória da Conquista.

* Pepe Gradin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.