25 de agosto de 2014

Policiais militares aplicam o PROERD em Feira de Santana



O Programa Educacional de Resistência às Drogas; oriundo do programa norte-americano D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, em Los Angeles/EUA, foi implementado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Na Bahia é desenvolvido desde 2003. 

O PROERD é um programa de prevenção ao uso de drogas da Policia Militar brasileira, que tem como objetivo, propor ações conjuntas entre a Polícia Militar, a escola, e a família para prevenir e reduzir o uso de drogas e a  violência  na  comunidade  escolar  baiana  bem  como promover melhora da qualidade de vida.

O Programa é desenvolvido em escolas públicas e privadas por policiais militares qualificados em três currículos do Ensino Fundamental: Educação Infantil e series iniciais; 5º Ano; 7º Ano.
A fim de complementar  um  ciclo  de  proteção  integral em prevenção primária, também existe um currículo educacional de prevenção direcionado aos pais, responsáveis ou educadores dos alunos PROERD.


Como funciona? O policial militar, devidamente qualificado como educador social PROERD, após contato prévio, comparece nas escolas selecionadas para realização das atividades e ao final é realizada uma formatura com entrega de certificados.

Pela 66ª CIPM, o programa está sendo aplicado em duas escolas: Escola Éster da Silva Santana, situada no bairro Mangabeira e Escola João Paulo II, na Queimadinha. Bem como tem sido ministradas palestras sobre prevenções do uso de Drogas em várias escolas e em associações de moradores e eventos sociais como o Ação Global, que deverá acontecer em setembro.

                                                           * Fato Concreto

Um comentário:

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.