29 de setembro de 2015

Segurança na Internet é tema de palestras para alunos do Colégio da Polícia Militar em Feira de Santana


Em parceria com o Ministério Público da Bahia, o Colégio da Polícia Militar, CPM/Diva Portela em Feira de Santana, através do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos - NUCCIBER realizou nos dias 28 e 29, pelo período da manhã, palestras para os alunos do CPM, versando sobre o tema de Segurança na Internet. 
A coordenadora administrativa do NUCCI, Elizangela Lopes, em sua explanação, abordou temas relacionados às condutas na Internet; sexting (divulgação de conteúdos eróticos e sensuais, através de celulares); os cuidados com a superexposição da imagem, pedofilia; bullying; suas consequências e leis.
A coordenadora, disse ainda, que as delegacias estão autorizadas a realizarem boletim de ocorrência, em casos de crimes na internet. E citou alguns exemplos recentes ocorridos na cidade. “Oriento aos pais, que fiscalizem e observem o acesso dos seus filhos na Internet, e redes sociais. Além disso, estabeleçam limites”, disse Elizangela Lopes.


Segundo, Beatriz Barbosa, aluna do 3ª ano, o assunto abordado, trouxe uma reflexão para os cuidados com a exposição e da preservação da imagem. E lembrou que, uma amiga passou, por algo semelhante, na ocasião, a vítima contou com a ajuda dos pais e recorreu a justiça.
O diretor do CPM, tenente coronel PM Augusto César Magnavita, juntamente com o serviço de psicologia do Colégio, garante que as palestras serão continuadas na Instituição, com o intuito de evitar todo e qualquer crime relacionado à Internet e orientar o corpo discente, dos direitos garantidos.
 A psicóloga soldado PM Adilélia, disse que a iniciativa partiu da observação do comportamento dos alunos, em meio ao uso da tecnologia através dos celulares, e busca prevenir e evitar o bullying e o cyber-bullying.
A Lei 2.126/11, conhecida como Marco Civil da Internet, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para uso da Internet no Brasil.
O Marco Civil regula a privacidade da rede, proibindo o acesso de terceiros a dados e correspondências ou comunicação, garantindo a liberdade de expressão e a proteção aos dados pessoais.

* Informações e imagens; Ascom/CPRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.