26 de fevereiro de 2018

CPRL desenvolve Operação que visa trazer sensação de segurança para a população de Feira de Santana


Nos dias 22 e 23 do corrente mês, ocorreu na cidade de Feira de Santana, uma Operação Policial envolvendo o Comando de Policiamento Regional Leste, Comando de Policiamento Especializado (BpChoque, PATAMO e Canil, GRAER), 67ª CIPM (RPAs e operadores), com o apoio logístico do 1º BEIC. Tal operação teve como objetivo, a diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais, na área de competência deste Comando.

A Operação se deu após levantamento das áreas que mais contribuem para a elevação dos CVLI's, e baseado nisso foi feita à distribuição da tropa no terreno.

Conjunto Viveiros

O Conjunto Viveiros vem sendo alvo de disputa entre duas facções rivais, já instalado no bairro e traficantes das comunidades da Jussara, Bem-te-Vi e Portelinha. No Conjunto foram realizadas incursões a pé, onde as viaturas normalmente não tem acesso, abordagens à pessoas, veículos, coletivos e edificações, onde indivíduos suspeitos foram identificados, entrevistados e cadastrados.

Jussara, Bem-Te-Vi e Portelinha

Da mesma forma que o efetivo foi empregado no Conjunto Viveiros, foi feito nas comunidades acima nominadas, dezenas de abordagens e incursões foram feitas e foi visível a satisfação da população, diante do grande aparato policial utilizado na região.

Abordagem policial no B13


Baraúnas

No bairro das Baraúnas foi feito o cerco e bloqueio tático de toda a região, devido à quantidade de rotas de fugas e casas desocupadas que facilitam a fuga/homizio de meliantes. Foi dada grande importância à localidade conhecida como "Parrudinha", onde poderiam estar escondidos os indivíduos  que são conhecidos pelas alcunhas de "NIKITO" e "JERIMUN", responsáveis por cerca de 12 homicídios em Feira de Santana nos últimos meses, porém, não foi possível localiza-los.

Queimadinha

O bairro Queimadinha é conhecido por ser uma região de difícil acesso, pois, os traficantes utilizam-se da topografia a seu favor, homiziando-se nas regiões de charco (taboas), o que dificulta sobremaneira a incursão da tropa. Nesse caso foi de primordial importância o apoio tático da aeronave do GRAER que, além de orientar o deslocamento do efetivo no terreno, dá segurança e cobertura para os operadores em solo.

Mangabeira

Seguindo o mesmo critério, o efetivo foi empregado em vários Conjuntos Habitacionais na região da Mangabeira, sendo priorizados os condomínios VIDEIRA, FIGUEIRAS, MANGABEIRA e RESIDENCIAL NOVA CONCEIÇÃO, conhecido como "B13". Todo o deslocamento e as abordagens foram acompanhadas pelo GRAER.

Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA) foram utilizadas durante a Operação Policial.



METAS ALCANÇADAS

Toda a Operação ocorreu sem nenhuma resistência de forças antagônicas, certamente devido ao preparo técnico e tático da força policial utilizada e também devido ao grande aparato empregado.

A população agradecia aos policiais sempre que era possível fazê-lo, foram feitos diversos contatos com o Cicom/190, passando informações no intuito de colaborar com a Polícia Militar.

Ao final foi possível perceber o aumento da sensação de segurança nas comunidades assistidas, e no acompanhamento pós-intervenção, foram levantadas informações da fuga de alguns meliantes para outras cidades e até outros Estados da Federação.

"Novas operações poderão vir a acontecer a qualquer momento, em nossa cidade, sem aviso prévio". informou o coronel PM Luziel Andrade, comandante da Região Leste.

Informações e imagens cedidas pela Ascom/CPRL





                                                   * Fato Concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.