O major PM Átila de Jesus, comandante da Rondesp-Leste anunciou novidades para Micareta 2018, durante entrevista por telefone no programa Pelo Rádio da Polícia, da Rádio Sociedade FM News 102,1.
Segundo o oficial, o reforço no policiamento contará com mais viaturas, o que aumenta o efetivo, além das abordagens feitas através do grupamento de operações com cães.
“Pelo terceiro ano consecutivo, iremos empregar o mesmo modelo da Rondesp de Salvador, com a Operação Folia e Paz, o que permite o fortalecimento do policiamento com rádiopatrulhamento em torno da festa, atuação mais presente e mais forte, inclusive, teremos o aumento do policiamento, recebendo este ano como suporte mais viaturas da Rondesp da capital. Com o esforço do coronel PM Luziel Andrade, comandante da Região Leste, vamos dobrar nossa capacidade de emprego na Micareta,” anunciou.
Sobre a rejeição de alguns foliões à abordagem, o major explica. “Temos procurando ao máximo aprimorar nossa técnica de abordagem pessoal, não deixar o cidadão em situação vexatória e nem expor nossa tropa, evitando assim, confronto”.
Major Átila - comandante do Rondesp-Leste |
Segundo o comandante da Rondesp-Leste, abordagem e a busca pessoal é um procedimento policial que o cidadão precisa compreender e colaborar: “A partir do momento que o cidadão passa enxergar a PM como um aliado, entendendo que o nosso papel é promover a segurança, a ver nossas revistas como um trabalho importante, o cidadão vai aceitar a abordagem melhor. Alguns chegam à dizer, não sou marginal. Nosso papel é fazer a segurança para o cidadão de bem, como não temos o poder de distinguir apenas no olhar quem está armado ou não, o procedimento é abordagem, pois desta forma evitamos que muitos crimes aconteçam".
Rondesp: Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT), tropa de reação do comandante regional e tropa de apoio as demais Unidades da Região Leste, que compõem o orgânico do CPRL, que abrange 99 municípios.
Principal atuação: Combate ao crime relacionado ao tráfico de drogas, apreensão de arma de fogo, policiamento de choque, a exemplo de revista em presídio, controle de distúrbio civil (CDC), escolta de preso e outras demandas.
O major Átila esta a frente da Rondesp-Leste desde junho de 2015.
* Fato Concreto, com informações da caba PM Patricia Sales, jornalista e integrante da Ascom/CPRL
* Fato Concreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.