23 de maio de 2018

Rondesp. Rondas Especias da PMBA


RONDESP (Rondas Especiais) é um dos grupamentos da Polícia Militar da Bahia, que tem mais notoriedade e destaque nos dias atuais, e ganha cada vez mais a confiança da sociedade baiana. 

A Companhia surgiu como uma operação do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC) e era empregada com uma única viatura operacional, que servia ao Capitão PM Coordenador, fiscalizando e supervisionando todos os serviços operacionais dos finais de semana, feriados e no período noturno e diurno na Cidade do Salvador.

Aos poucos, os batalhões foram sendo desmembrados, e surgiram as Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM). CLIQUE AQUI e leia sobre o assunto. Logo, verificou-se uma maior necessidade de apoiar estas unidades no combate ao crime. Desta forma, foi criada a Operação RONDESP. De início, a maior parte dos policiais da Rondesp, vieram do Batalhão de Policia de Choque e das Companhias Especiais que faziam parte do conjunto dos (quatro) Batalhões PM (5º, 7º, 8º e 12º BPM) que existiam em Salvador e dois na Região Metropolitana.

Rondespianos em dia de treinamento

As RONDAS ESPECIAIS têm como missão fundamental fornecer à população das cidades onde este policiamento está implantado, apoio tático móvel na atividade de segurança pública, além de servir de tropas de reação imediata e reforço operacional, nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais, dentro dos seus Comandos Regionais (CPR’s).



A partir de julho do ano 2008 a tropa da RONDESP foi elevada a uma formatação maior,  recebendo um maior quantitativo de viaturas e a contar com estrutura de Batalhão. No entanto, no ano seguinte, a ideia da criação do Batalhão de Rondesp foi remodelada, surgindo as Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT – nome constitucional), dentro de Salvador (Atlântico, Baía de todos os Santos-BTS e a Central) e mais uma CIPT na Região Metropolitana (CIPT-RMS). 

No interior, temos algumas unidades da Rondesp, destacando-se: Rondesp Sul. em Ilhéus; Rondesp Chapada, em Itaberaba; Rondesp Leste, em Feira de Santana; Rondesp Norte, em Juazeiro; Rondesp Sudoeste, em Vitória da Conquista e a Rondesp Oeste, em Barreiras.

Entre as muitas qualidades existentes no serviço policial da Rondesp, destaca-se a eficiência na mobilidade de seu efetivo; no poder de fogo nas diligências; boa comunicação entre as guarnições; instruções continuadas, com base no Projeto de Técnicas e Táticas Policial Militar (PTTPM), com aulas de defesa pessoal; gerenciamento de crise; tiro policial; abordagens diversas e outros. Também podemos destacar a seleção continuada que é feita, mantendo no ceio dessa tropa apenas policiais de conduta reta.


* Esta matéria foi feita com bases em pesquisas no site Quero ser polícia e contou com a colaboração do major PM Átila, comandante da Rondesp-Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.