15 de maio de 2020

Rondesp. PM comemora 18 anos de existência da "Chocolate"


Hoje (15) é dia de celebrar e exaltar os 18 anos de existência e consolidação de uma honrada família de Guerreiros Urbanos que cresceu assustadoramente no Estado da Bahia. No decorrer de sua trajetória, a Operação Rondas Especiais se transformou em 10 Unidades de Policiamento Tático, espalhadas por todo território baiano. Caracterizada por ações rápidas e fortes, a Rondesp assumiu um ofício vital no cenário da Segurança Pública.

Com o fito de proporcionar um apoio operacional rápido e eficiente às neófitas Companhias Independentes de Salvador, em 15 de maio de 2002, sob comando do então major PM Ricardo Feigl, nas instalações da atual 14ª CIPM/Lobato, raiou a destemida e impávida Operação Rondas Especiais. A excelência dos serviços prestados e os resultados advindos de muito esforço e sangue chovido, elevou a Operação Rondesp para outro patamar. Em 2009 a Operação foi desmembrada, assumindo a formatação de 04 Companhias Independentes distribuídas pela Capital e Região Metropolitana. A partir de então, as Unidades de Policiamento Tático cresceram ainda mais, alastrando-se por todo Estado, contemplando cada Grande Comando da nossa “Briosa”. 


A Rondesp representa muito mais que uma Companhia, é um sacerdócio, quase uma religião. Genuína máquina de guerra e autêntica escola operacional, sua principal marca não reside no seu notório potencial de fogo, mas sim, num conjunto de idiossincrasias caracterizada pela união, coesão, sintonia, comunhão e harmonia entre seus membros, não havendo espaço para ilhas de excelência no âmago das CIPT’s. O nível de qualificação técnica, o emprego doutrinário da tropa, a utilização de recurso bélico apropriado, a seleção e capacitação rigorosa do efetivo, e sobretudo, em razão do vasto número e repertório de ocorrências vultuosas atendidas, forjaram a Rondesp como a Unidade com o maior expertise em combate aproximado no Estado da Bahia.

Ternamente afamada como “Chocolate”, a Rondesp não surgiu para estabelecer o imaginário paraíso, mas para evitar que o inferno se instale, controlando os índices de criminalidade em áreas periclitantes e conflagradas. Destarte, é justamente no teatro de operações (no “valendo”), que os verdadeiros rondespianos oferecem suas especiais virtudes, onde nutridos e guiados pelo sentimento de justiça, apresentaram feitos que ecoarão por toda eternidade.

Reminiscência

Por derradeiro, não podemos olvidar em reafirmar o máximo respeito e profunda estima aos que fundaram a gloriosa Operação Rondas Especiais. Destaco ainda, o apreço e consideração aos que já ombrearam no calor da refrega e contribuíram sobremaneira, para o sucesso das “Rondas”, e por fim, a sincera admiração e orgulho aos que, mesmo diante de tantas privações e adversidades, permanecem firmes em seu desiderato, trazendo frutos significativos à comunidade baiana.   

Que nosso Arquiteto do Universo reserve um pedaço especial e conforte as famílias dos eternos rondespianos que já partiram para outro plano espiritual, e que continue abençoando nossa tropa, adestrando suas mãos para a peleja e os dedos para a guerra.    

Autor: desconhecido


                                      * Fato Concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.