4 de março de 2024

PM da Bahia começa a testar a utilização de câmeras corporais nos policiais de serviço


 

Desde as primeiras horas da última sexta-feira (1), um marco na história da segurança pública da Bahia foi alcançado com os testes piloto antes do lançamento oficial da utilização das câmeras corporais pelos policiais militares. A 52ª Companhia Independente de Policia Militar, com sede em Lauro de Freitas, foi uma das escolhidas para que os testes fossem executados antes da implementação oficial em todo território estadual.

O Coronel PM Robson Pacheco, comandante do Departamento de Proteção e Defesa do Cidadão e Direitos Humanos (DPCDH), enfatizou a importância desse equipamento.

"Precisamos entender que essas câmeras não são apenas dispositivos tecnológicos, mas sim aliados fundamentais na garantia da legalidade das ações policiais", pontuou o Coronel Pacheco.

A implementação das câmeras corporais vem ao encontro de uma tendência já observada em diversos países ao redor do mundo, onde essa tecnologia tem sido utilizada com sucesso. No Brasil, sete estados já empregam as body cams, e outros dezessete, incluindo a Bahia, estão em processo de implementação.

Durante a conversa, foram detalhados os procedimentos operacionais que serão adotados durante a utilização das câmeras pelos policiais, desde o início até o término do serviço. Foi destacado também o mecanismo de transferência de imagens, garantindo a integridade da cadeia de custódia dos vestígios e a disponibilidade de acesso às gravações para fins de investigação.

O papel dessas câmeras é proporcionar mais transparência às ações policiais, aumentar a credibilidade da população em relação à atividade policial e proteger os próprios policiais de falsas acusações.

O lançamento das câmeras corporais representa, portanto, um importante avanço no compromisso das forças de segurança.

Fonte: divulgação da PMBA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.