31 de maio de 2012

Você sabe o que é e pra que serve o COPPA?

COPPA - Companhia de Proteção Ambiental - Foi criada em 08 de Agosto de 1979, através de Decreto Estadual n° 26.830, com a denominação de Companhia de Polícia Florestal. Sua denominação atual foi modificada em 07 de Agosto de 1991. A Lei Estadual n° 11.356 de 06/01/2009 criou as CIPPA Porto Seguro e Lençóis, sendo que não define as suas respectivas áreas de atuação.

O COPPA tem como missão básica exercer o policiamento ostensivo fardado, preventivo e repressivo, visando a preservação da vida no meio ambiente em todo Estado da Bahia.

A competência dessa especializada é inibir/coibir ações criminosas que comprometam os recursos naturais, estabelecer cooperação técnica e científica com instituições afins, promover e colaborar com o desenvolvimento de atividade de Educação Ambiental e manter a fiscalização permanente dos recursos ambientais objetivando o desenvolvimento sustentável.


O COPPA e CIPPA tem como formas de atuação:

Investigativa - As operações são precedidas de um levantamento feito pela Seção de Missões Especiais da Unidade, sendo importante para a mensuração da logística e pessoal necessário a ação.

Preventiva - Realizado através do patrulhamento ambiental ostensivo fardado em Unidades de Conservação, em pontos críticos e sensíveis.
A principal forma de trabalho preventivo é a educação ambiental, atividade desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Ambientais, que atendendo aos princípios , objetivos e diretrizes das Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental, realiza estandes, palestras e oficinas, com fulcro de sensibilizar e capacitar multiplicadores para auto gestão do processo.


Repressiva - Ações ordinárias e extraordinárias com vistas a prender em flagrante delito os autores de crimes ambientais e analisar a significância do dano ambiental causado pela ação criminosa.





* Fato Concreto com base no Jornal do Praça edição n° 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.