11 de dezembro de 2019

Agentes da Guarda Municipal de Feira passam por treinamento no CICom


Agentes da Guarda Municipal de Feira de Santana, passam por treinamento e estágio no Centro Integrado de Comunicações Portal do Sertão, órgão vinculado à Superintendência de Telecomunicações (STELECOM) da Secretaria da Segurança Pública (SSP). A Guarda em 2020 pretende atuar com a Central de Comunicação Integrada (CCI) em sua sede segundo o comandante GM, Élio Neres.

O capitão PM Rosuilson coordenador do CICom afirma que é importante, a integração das forças tanto das polícias quanto da guarda municipal no intuito de prestar o melhor serviço para a população de maneira geral. “Dessa forma podemos demonstrar que estamos unidos com a mesma finalidade, garantir a segurança da população. Trabalharmos em conjunto e integrar forças é o objetivo que a gente tem que buscar sempre”. Definiu.

Capacitação: Atendimento as solicitações das ocorrências; encaminhamento através do tele despacho; radio patrulhamento; monitoramento; acesso a movimentação das viaturas na área, são algumas das atribuições durante o treinamento no CICom (190).

O comandante da guarda, GM Élio Neres, disse que em janeiro de 2020, dará início na atuação da Central de Comunicação Integrada (CCI) da Guarda, buscando com os treinamentos, modernizar a central. “Já tínhamos os equipamentos, nos restava a qualificação dos nossos prepostos. Ao mantermos contato com o capitão Rosuilson Cardoso, o mesmo se propôs em nos ajudar. Nosso objetivo é qualificar nossos operadores, colocar nosso código fonético em prática, e a partir de janeiro, atuarmos de forma mais profissional usando os rádios tetra em nossas viaturas. Buscando assim, uma maior integração nas ações operacionais entre a Guarda Municipal e a PM através do CICom. Futuramente teremos um dos nossos prepostos operando diretamente do CIcom. Tudo isso tem por objetivo prestarmos um serviço de maior qualidade e visibilidade aos nossos munícipes,” disse o comandante da guarda.

Operadores do CICom em Feira de Santana
Sobre o CICOM

O Centro Integrado de Comunicações Portal do Sertão (CICOM/Portal do Sertão) é um órgão vinculado à Superintendência de Telecomunicações (STELECOM) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) que está instalado na cidade de Feira de Santana, sendo responsável pelo atendimento de ligações para os números de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil) e pelo gerenciamento de ocorrências originadas a partir dos municípios de Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Conceição da Feira, Terra Nova, Saubara, Teodoro Sampaio, Rafael Jambeiro, Ipecaetá, Serra Preta, Itatim, Antônio Cardoso e Anguera, e contando com o trabalho e presenças constantes de policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e atendentes terceirizados.

A lei 13.022/14, regulamentando o § 8º do art. 144, da Constituição Federal, instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais e, dentre outros avanços, instituiu a função de proteção municipal preventiva e ostensiva e também autorizou o porte de armas de fogo pelos guardas municipais.

* Fato Concreto; com informações e imagens da Ascom/CICom



                                                 * Fato Concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.