11 de dezembro de 2019

Não é Normal. A visão de um policial.


Não é normal o que os Policiais veem, ouvem, cheiram, tocam e experimentam todos os dias.

Não é normal carregar a carga que os policiais fazem emocionalmente, fisicamente e mentalmente.

Não é normal ver cadáveres, corpos mutilados, corpos em decomposição, crianças mortas, crianças vítimas de abuso, sem-teto, sofrendo, pessoas vitimadas, estupradas ou mortas.

Não é normal ver cenas de suicídios terríveis, acidentes de carro fatais, violência de gangues, violência doméstica, violência aleatória, e responder a chamadas em que você assiste alguém dar o último suspiro, ou a facadas que o fazem estremecer quando vê a carne aberta, e sangue por toda parte.

Não é normal ficar ao lado de um cadáver por horas protegendo uma cena de crime, esperando o médico legista chegar, para que você possa jantar, como se nada tivesse acontecido, como se "fosse apenas mais uma ligação".

Não é normal, ver coisas tão horríveis se tornar seu "normal" e você diz a si mesmo que isso não o incomoda.

Não é normal trabalhar em turnos rotativos, folgas rotativas, trabalhar em feriados, aniversários e manter uma aparência de uma vida "normal".

Não é normal perder esses momentos da vida e esperar que isso não prejudique o casamento ou o relacionamento com seus filhos.

Não é normal ir para o trabalho e não saber a que horas você vai voltar para casa, ou se você chegará em casa.

Não é normal acordar suando frio à noite, porque você sonhava ser baleado várias vezes por um "bandido" e não tinha poder para detê-lo.

Não é normal ficar deitado na cama sem conseguir dormir, porque todas as coisas que você viu naquele dia aparecem na sua cabeça como um filme ruim que você não pode desligar.

Não é normal que você, como ser humano, possa estar lidando pessoalmente com uma crise, um divórcio, um membro da família doente, dependência de álcool ou pensamentos de suicídio, e você deve aparecer e resolver os problemas de outras pessoas.

Não é normal que simplesmente sentar-se no veículo de trabalho estar presente, você possa levar um tiro e ser morto porque o decalque desse veículo de trabalho dizia "POLÍCIA", ou ser alvejado enquanto janta, cuidando dos seus próprios assuntos, apenas porque está escrito "POLÍCIA" no seu ombro.

Não é normal, nunca estar "de folga".
Estar sempre alerta, consciente, cauteloso e até preocupado, de que você pode ser um alvo a qualquer momento devido à sua profissão escolhida.

Não é normal assistir a um funeral de um colega de trabalho que morreu fazendo o mesmo trabalho que você faz diariamente, não importa o quanto essas coisas o incomodem, você não se vê fazendo outro trabalho, porque carregar esse fardo é o que você deveria fazer. Este é o seu chamado.

Você não é normal, é Policial.

Felizmente, o normal dos Policiais não é o seu normal.

Se você está lendo isso e não é Policial como eu, algumas das coisas que acabou de ler podem ter o incomodado.

As probabilidades são boas, as imagens que surgiram na sua cabeça o deixaram desconfortável, ou difícil de pensar ou até imaginar.

Espero que tenha sido esse o caso, porque essa é a realidade diária de um policial.

É preciso um tipo especial de pessoa para fazer esse trabalho, que não é ... "normal".

* Autor desconehcido.



                                                * Fato Concreto

Um comentário:

  1. E ainda contar com a desconstrução ideológica da ação legitima policial e a postura ética profissional que presenciamos cotidianamente sendo atacadas nas bases da formação cultural em nossa sociedade.

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.