5 de janeiro de 2021

31 anos de Asa Branca. "Ave que vigia o Sertão"


 

Em novembro de 1989, no 1º BPM, cidade de Feira de Santana, 30 policiais militares iniciam um árduo treinamento com o intuito de criar um pelotão de motociclistas visando a atuar em escoltas e no trânsito do município. No dia 05 de janeiro de 1990, nasce, então, o Pelotão de Motociclistas Asa Branca, em homenagem à ave tão peculiar do nosso sertão. Passa a pertencer à Companhia Especial do 1º Batalhão de Polícia Militar/Feira de Santana.

Em 1997, com a promulgação do Código de Trânsito Brasileiro, o pelotão deixa de atender ao registro de ocorrências de trânsito, mas continua participando ativamente das atividades de policiamento da cidade, incrementando, dessa forma, a modalidade de motopatrulhamento.

Em 2012, com a transformação do 1º BPM em 1º BEIC (Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação), transfere-se junto com os outros pelotões da CETO (Companhia de Emprego Tático Operacional) para o CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), onde aumenta a sua área de atuação para toda Região Leste. A consolidação deste legado vem em 2014, quando, devido à sua importância na região, o pelotão é recepcionado pela Lei 13.201/2014, transformando-se, em 09/12/2014, em Esquadrão de Motociclistas.



Atualmente, o Esquadrão de Motociclistas Asa Branca é comandado pelo Major PM Ricardo Antonio Trigo Lorenzo Filho e possui 55 policiais militares em atividade.

Sua sede localiza-se em Feira de Santana/BA, e sua área de atuação abrange a extensão territorial dos Comandos Regionais Leste, Chapada e Oeste.

Parabéns, Asa Branca, pelos 31 anos de serviços prestados a sociedade baiana!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.