19 de agosto de 2021

Corpo de Bombeiros lança Operação Florestal Bahia 2021


 

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia lançou na manhã desta quinta-feira (19) em Barreiras, a "Operação Florestal Bahia 2021". A operação tem como objetivo executar, em conjunto com todos os órgãos Federais, Estaduais, Municipais, Associações de brigadistas voluntários e ONG’s, ações estratégicas, planejamento e logística de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o Estado.

"Nossa principal meta é prevenir tais incêndios mas, caso não seja possível, estamos com militares especializados a pronto emprego para realizar esses combates de forma célere, utilizando técnicas precisas e seguindo todos os protocolos de segurança", explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Para o secretario da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, a iniciativa é de fundamental importância. "Sabemos que esses incêndios afetam demais o ecossistema, e saber que temos esses profissionais especial usados é muito importante para preservar vidas humanas, além da fauna e flora do nosso Estado", pontuou.



A solenidade também contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. Além do CBMBA, a Operação Florestal 2021 conta com a participação Polícia Militar, da Defesa Civil Estadual, da Secretaria  do Meio Ambiente, do Instituto  do Meio Ambiente e brigadistas voluntários.

Desde a emancipação, em 2015 a instituição vêm buscando a melhoria constante nesse tipo de combate, formando a cada ano novos especialistas através do Curso de Especialistas em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Cpcif).

O Oeste Baiano e região da Chapada Diamantina, são as áreas do Estado que mais sofrem com a incidência dos incêndios florestais anualmente, porém, os incêndios florestais atingem todas as regiões da Bahia. O principal elemento que contribui para essas ocorrências são as ações humanas, sendo fundamentais as ações preventivas que são realizadas pelo CBMBA.

Instrução de nivelamento - Após o lançamento da Operação Florestal Bahia 2021 os bombeiros especialistas em prevenção e combate à incêndio florestal do CBMBA vão participar de uma instrução de nivelamento, que será distribuída entre teoria e prática.




"O objetivo principal é atualizar nossos bombeiros. Trabalhamos seguindo padrões rígidos de segurança e protocolos de combate específicos para casa situação e precisamos fazer esse alinhamento frequente", explicou o coronel BM Marchesini.

Os bombeiros terão ainda palestras sobre a atuação nos terrenos e a melhor forma de combate. "Fazendo com que eles fiquem ainda bem capacitados para atuarem de forma segura, prática e principalmente, realizando a prevenção junto aos moradores e brigadistas locais", completou o coronel BM Marchesini.

Após a instrução de nivelamento vão ser montadas as duas bases florestais, uma no Oeste, com 12 bombeiros especialistas e outra na Chapada, com oito bombeiros especialistas. Os incêndios florestais causam destruição na fauna, flora, vitimizam animais e pessoas e causam perda de propriedades. O CBMBA é a instituição legitimada pela Constituição Estadual para prestar o serviço de prevenção e combate aos incêndios florestais à população baiana.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), a Bahia possui 164 Unidades de Conservação (UCS), sendo 128 Unidades de Uso Sustentável (UUS) e 36 Unidades de Proteção Integral (UPI), que ocupam cerca de 12,45% do território baiano sendo, unidades de conservação federal, estadual, municipal e reservas particulares do patrimônio natural. Tais unidades vêm sendo alvo dos incêndios florestais e de outras pressões antrópicas em suas zonas de amortecimento.

Imagens: divulgação Corpo de Bombeiros Militar da Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.