Mas, afinal o que é o Trasntorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH?
A psicopedagoga, Elaine Laranjeira nos explica. É
um transtorno neurológico que afeta a memória operacional – a utilizada, por
exemplo, para estudarmos para uma prova, onde precisamos combinar a capacidade
de atenção, mais concentração e memória recente. O déficit de atenção é marcado
justamente pelo predomínio da desatenção, e a atenção é necessária para sermos
conscientes de nossas sensações, pensamentos, afetos, para memorizar e para
aprender.
As
crianças com esse transtorno apresentarão dificuldades para o seu progresso
escolar e por quê? Porque o déficit de atenção ocorre como resultado do mau
funcionamento do cortéx pré-frontal, localizado no cérebro. O córtex
pré-frontal tem várias funções, mas a primordial é ser responsável pela questão
do planejamento, da organização das idéias e pensamentos. Essa é a parte do
cérebro responsável pelas funções executivas, ou seja, está diretamente relacionado
com o aprendizado, com a compreensão, com a memória de trabalho – que é aquela
memória quando você está recebendo a informação pela primeira vez e você tem
que guardá-la imediatamente. Usamos ela por exemplo quando alguém nos passa um
contato importante e não temos onde anotar naquele momento e precisamos guardar
essa informação.
E
o córtex pré-frontal não funcionando bem, as funções
cognitivas, de aprendizado e compreensão estarão comprometidas, pois, quem
tem déficit de atenção produz menos Dopamina, que é um neurotransmissor
responsável pelo poder de concentração. São eles os encarregados de passar
informações entre um neurônio e outro.
Alguns
sinais de desatenção que quando freqüentes precisam ser levados em
consideração:
1 –
Ter dificuldade em manter a atenção quando por exemplo está fazendo uma
atividade de lazer;
2 –
Dificuldade em concluir tarefas;
3 –
Parecer não escutar quando na verdade estão falando diretamente com ele;
4 –
Dificuldade em se organizar;
5 –
Não gosta de tudo que exige concentração;
6 –
Viver perdendo as coisas;
7 – É
facilmente distraído por qualquer coisa no ambiente;
8 –
Esquecer-se das coisas do dia-a-dia.
De modo geral as crianças têm
dificuldade para se concentrar. É preciso observar, aprender a identificar e
lidar com essas crianças. Manter a atenção na aula pode ser uma tarefa
complicada. Algumas dicas de como ajudar essas crianças na sala de
aula:
●
Chamá-los pelo nome, dar pequenos toques nas costas ou ombros para evitar que se
distraiam;
●
Pedir que organizem o material, guardando na mochila o que não será utilizado;
●
Propor tarefas curtas, permitindo que
criança não fique cansada e nem se distraia;
●
Motivar sempre!
Imagens meramente ilustrativas.
Imagens meramente ilustrativas.
* Elaine Laranjeira é psicopedagoga; ABPp 1016 e atende na Clinti, situada na rua Castro Alves nº 124, Centro, em Feira de Santana.
* Fato Concreto
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