8 de maio de 2017

A Rondesp-Leste em Feira de Santana e Região



A Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) da Região Leste, criada pela Lei nº 13.201/2014 de 09/12/2014, em estreita ligação e subordinação operacional ao Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), exerce ações no Leste baiano, divisa com o Estado de Sergipe, Recôncavo e parte do Sertão. A Unidade possui padrões técnicos operacionais, em observância às diretrizes do Comando Leste e do Comando Geral da PMBA, desenvolvendo policiamento na modalidade de radio-patrulhamento tático. Constitui a tropa de reação e recompletamento operacional do Comando Leste, atuando sempre em ações preventivas e repressivas quando necessário, preferencialmente na área de Feira de Santana e RMFS (Região Metropolitana de Feira de Santana), e com livre atuação sobre toda área de responsabilidade do Comando. Atende às demandas operacionais em apoio ao efetivo das outras unidades (64, 65, 66 e 67 CIPM's, por exemplo) e em ocorrências de maior complexidade que necessitem da atuação de tropa com maior capacidade operacional e capaz de dar uma resposta legal e aceitável atendendo aos princípios dos Direitos Humanos na preservação da vida.



A região sob a responsabilidade da Rondesp-Leste compreende 100 municípios, representando aproximadamente ¼ do território baiano em número de municípios, encontram-se 02 Unidades Prisionais Estaduais (Feira de Santana e Serrinha), além das principais rodovias federais e estaduais que cortam o estado da Bahia notadamente a BR.101, BR.110, BR.116, BR.242, BR.324. A Rondesp-Leste, que tem o o comando do major PM, Átila, atualmente é composta por quatro Pelotões de Rondas Especiais em viaturas quatro rodas, além de exercer a função permanente de CDC (Controle de Distúrbio Civil) para atuações em manifestações violentas, intervenções prisionais e praças desportivas.


Segundo o major Átila, em breve será implantado, o pelotão de cães de faro e ataque. O projeto já está sendo posto em prática. Assegura o oficial.


Uma resposta rápida, eficaz e legal que coíba o crime e retire de circulação os autores é papel primordial da Polícia Militar, e a Rondesp-Leste é uma força tática capaz de fazer frente às exigências da sociedade do Leste da Bahia.






                                                  * Fato Concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.