30 de abril de 2020

Urgência e/ou emergência. Existe a diferença


Estamos vivendo esse momento de pandemia, por conta da existência do covid-19 (novo corona vírus). E aí me veio ao pensamento a seguinte pergunta: Qual a diferença de emergência para urgência? Isso, falando-se em termos clínicos.

Destarte, fui dar uma pesquisada e pude perceber a diferença. Vou citar aqui e talvez o caro leitor(a) já saiba. Vamos então compartilhar conhecimentos.

URGÊNCIA - deve ser entendida como uma situação clínica ou cirúrgica em que não há risco iminente de morte, mas, precisa ser tratada para que não evolua para complicações mais graves e se torne uma emergência. Exemplos de casos de urgência; luxação, fratura, torções, asma brônquica, retenção urinária em pacientes idosos, entre outros.

EMERGÊNCIA - é tudo aquilo que implica em um risco iminente de morte, que deve ser diagnosticado e tratado imediatamente após a sua constatação. Nesses casos, a pessoa necessita de assistência médica imediata, pois há o potencial risco de morte. São exemplos de casos de emergência; picada ou mordida de animais peçonhentos, corte profundo, hemorragia, infarto, derrame, sangue no vômito, acidente de carro e outros.

"Emergência é aquela em que, o  atendimento tem de ser logo, rápido. Já na urgência, o paciente, após uma rápida avaliação médica, pode esperar."  Sintetizou a enfermeira Adriana Coca, do Hospital Geral Clériston Andrade.

Foi feito aqui, um resumo sobra a diferença entre uma coisa e outra. Saiba mais visitando o site especializado no assunto. CLIQUE AQUI.

Por: Edimário Brito, servidor público pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.



                                         * Fato Concreto      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.