14 de julho de 2020

As primeiras policiais femininas da cidade de Juazeiro.


No ano de 1996, no mês de janeiro, a Polícia Militar da Bahia realizou o 1º Concurso Público com vagas para mulheres, especificas para o interior do Estado.

Após o processo seletivo, em setembro daquele ano, elas se apresentaram no antigo CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), na cidade de Governador Mangabeira, e iniciaram o curso de formação que durou até o mês de maio de 1997. Foram meses longe da família, submetidas a treinamentos e rotinas militares até a conclusão do curso de formação. Ao final, elas demonstraram, definitivamente, que as mulheres seriam o futuro da corporação.

Logo depois da formatura, 25 Policiais Femininas se apresentaram no antigo 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar da Bahia/Juazeiro), causando admiração no efetivo local e na sociedade juazeirense. Aquilo era uma quebra de paradigma!

No dia 02 de julho de 1997 (Independência da Bahia), o então comandante do 3º BPM, tenente coronel PM Eleutério, saudando as heroínas da História da Bahia: Joana Angélica, Maria Felipa, Cabocla e Maria Quitéria, empregou e apresentou no serviço operacional aquelas 25 Policiais Femininas. O efetivo feminino foi acolhido pela sociedade do extremo Norte da Bahia, principalmente, nas cidades ribeirinhas, por ocasião dos desfiles Cívicos-Militares. Cada apresentação era uma apoteose!

Passados 23 anos, aquelas 25 precursoras se espalharam pelo Estado da Bahia, e hoje são capitãs, subtenentes e sargentos exercendo o brilhante papel de promotores da justiça e da paz social.

As informações desta matéria e a imagem, foram retiradas de uma página de rede social do 3º BEIC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.