3 de abril de 2021

Um pouco da história do rádio no Brasil.


 

No ano de 1922 foi realizada a primeira transmissão radiofônica do Brasil. Cerca de 80 receptores transmitiram o discurso do então presidente, Epitácio Pessoa.

A transmissão foi um grande sucesso e no ano seguinte foi criada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira rádio do país. A partir daí, emissoras de rádio começaram a ser criadas por meio de associações para difundir cultura e educação.

Somente a partir da década de 30 foram criadas as primeiras legislações de consolidação e profissionalização do rádio. Em 7 anos 16 emissoras surgiram.

Com isso, a propaganda no rádio surgiu e ajudou no desenvolvimento de emissoras e suas programações. O radioteatro, as radionovelas, os programas musicais foram se popularizando, lançando artistas e se consolidando como meio de comunicação em massa.



Com a chegada da televisão, muitas produções migraram para o novo veículo e o rádio modificou seu jeito de comunicar. Nos dias atuais, a maior parte de sua transmissão consiste em músicas e informações.

Com a internet, muitas rádios passaram a ser transmitidas, também, pela web. Isso fortaleceu seu conteúdo e ampliou a possibilidade de alcance de ouvintes. A rádio Adoooro, surgiu com propostas de ajudas nesse campo de realizações, com modernos equipamentos e uma fala modernizada para o público, sem perder a essência.

Tendo como principal âncora e fundador o radialista Andresson Lima, e com o slogan de “a rádio da alegria”, a proposta da nova estação é levar ao público uma programação diversificada, moderna, descontraída e inovadora, apresentando aos ouvintes uma ideia do rádio do futuro. Na emissora, é possível acompanhar programas de entretenimentos, além de noticiários, aquela resenha do esporte e, claro, muita música.

FIQUE SABENDO: O rádio da primeira imagem, cor azul, está disposto no balcão do aconchegante bar Toka do Formiga, situado na Avenida Amaralina, Bairro Sobradinho. O proprietário do local, “Sr. Formiga”, apelido carinhoso que recebe dos amigos, garante ser um ouvinte assíduo do rádio há décadas. “Esse rádio aqui, de madeira pura, eu adquirir faz tempos e comprei em uma loja que já não existe mais em Feira de Santana”. Afirmou Formiga, famoso pela qualidade no tempero do peixe assado.

Quem quiser acompanhar a programação da rádio Adoooro, pode acessar o site da emissora. CLIQUE AQUI 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.