O mês de
setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, que tem como
objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção ao suicídio e valorizar a
vida. No Brasil, a iniciativa foi instituída em 2014 pela Associação Brasileira
de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
De
acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um grave problema
de saúde pública e provoca mais mortes do que acidentes de trânsito e HIV. No
Brasil, a média é de cerca de 14 mil casos por ano, o que representa 38 vidas
perdidas por dia. Estudos apontam que aproximadamente 90% dessas mortes
poderiam ser evitadas com acompanhamento psicológico e psiquiátrico adequado.
O
movimento teve origem em 1994, nos Estados Unidos, após a morte do jovem Mike
Emme, de 17 anos, encontrado em seu carro Mustang amarelo. Desde então, a cor
amarela se tornou símbolo da causa, representando esperança e a necessidade de
apoiar pessoas que enfrentam sofrimento emocional.
Especialistas
alertam para a importância de identificar sinais de risco, como mudanças
bruscas de comportamento, isolamento social e falas de desesperança. Reconhecer
esses sinais e oferecer apoio pode salvar vidas.
No
Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza atendimento
gratuito e sigiloso pelo telefone 188, funcionando 24 horas por dia.
O
Setembro Amarelo é mais que um mês de conscientização: é um convite permanente
ao diálogo, à solidariedade e ao fortalecimento de políticas públicas que
garantam saúde mental acessível e de qualidade para todos.
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