2 de setembro de 2019

Dica do Bombeiros: respeite a passagem das abelhas


Entre os meses de agosto e setembro acontece o período de 'enxameação' das abelhas, quando o grupo de abelhas acompanha a rainha na procura de um local para a construção da nova colmeia. Neste período é comum o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) receber chamados para a retirada das colmeias, porém, a retirada é de responsabilidade da gestão municipal, através da central 156.

Enquanto o enxame está em deslocamento não se pode capturar ou eliminar os insetos, toma-se por base a Lei Federal 9.605 de 1998 para evitar ser acusado de crime ambiental. Às vezes é natural o enxame se cansar e parar por horas para descansar e depois continuar a viagem. Esse descanso pode variar de apenas uma noite a no máximo três dias, a depender da distância percorrida do último ponto de parada.

Durante a ‘enxameação’ as abelhas não são agressivas porque a rainha ainda não está fecundada e elas estão à procura de um local. Nesse caso, a orientação é esperar a ‘nuvem’ passar, ou se estiver muito próxima da pessoa é aconselhável deitar ou se sentar em um local até elas passarem.

"Sem as abelhas não haveria polinização e consequentemente não haveria alimento para animais e homens. Elas são fundamentais para o ecossistema. Em dezembro de 2017, a Organização das Nações Unidas, criou o Dia Mundial das Abelhas, a ser comemorado no dia 20 de maio. O bombeiro só age em apoio à vítima quando o ataque já aconteceu, não retiramos o enxame", conclui o 2° GBM.

FONTE: Ascom/2º GBM




                                                * Fato Concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DEPRECIATIVOS, DESRESPEITOSOS E EM DESACORDO COM AS LEIS VIGENTES.